quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ontem neve, hoje -7 graus Celsius

Ontem caíram os primeiros flocos de neve aqui em Oklahoma! Estava nublado, quando começou uma chuva fininha e foi virando neve...gelo! Presenciei os primeiros floquinhos de neve deste ano aqui quando estava na rua, bem na hora que começou. Além do encantamento da beleza da neve, também tive outras fortes emoções! Aí vai a história desta tupiniquim que vos escreve:

Eu havia saído de carro logo após o almoço para ir fazer umas comprinhas de Natal. Como o dia estava gélido, seria ideal não pegar a Beatriz na escolinha na hora do almoço (depois eu teria que colocá-la para dormir o soninho da tarde, e à tarde ela só dorme dando uma voltinha de carrinho, e neste frio nem pensar! melhor ela tirar a soneca na escolinha e vir para casa depois). E então aproveitar para resolver os últimos presentes de Natal antes de viajarmos para o BR. Bem, coloquei o endereço da loja no GPS e lá fui eu. Assim que saí da garagem começou uma chuva fininha. Liguei o pára-brisa. Andei mais umas 5 quadras e logo entrei na freeway (I40 East). A chuva fina continuou porém o vidro começou a ficar "meio embaçado". Acionei o chuveirinho de água do pára-brisa, o vidro estava meio sujinho... Ha! Não deu 5 segundos o e vidro começou a ficar ainda mais embaçado... a água tinha virado gelo! Eu já não enxergava mais nada. Tentei seguir em frente, abri o vidro para ver se enxergava qq coisa e aquele vento gelado na cara! Dei a seta e estacionei no acostamento da estrada! Saí do carro num frio daqueles e vi que o pára-brisa não fazia efeito nenhum no gelo, deslizava em cima dele! Tentei remover pelo menos na parte central para abrir um buraquinho para continuar dirigindo pelo menos até um ponto que eu pudesse estacionar num local mais seguro, fora da freeway. Voltei com o carro para a estrada para tentar a primeira saída da freeway, mas congelou de novo, desta vez pior, tudo branco e eu no meio da pista, os carros passando do meu lado, e eu nem podia frear! Só conseguia enxergar nos espelhos retrovisores!!! Hahahahaha, só podia andar para os lados! (Estou rindo agora, pq na hora minhas pernas tremiam!). Fui olhando os carros passando pelos retrovisores laterais e dando a seta, e joguei o carro para o acostamento de novo. Não tinha como sair dali, não havia mais como dirigir com aquele "painel branco" de gelo tapando toda a visão frontal! Olhei para os outros carros passando e notei que só eu estava com o o vidro cheio de gelo. Não é possível, tem alguma coisa à fazer para não ficar esse gelo todo aí! Ai meu Deus, nessas horas é que me sinto a verdadeira tupiniquim!!! Não sabia se ligava o ar quente no vidro, se ia embaçar mais, se ligava o ar condicionado....onde estava o botão do desembaçador? (prá piorar minha situação, nosso carro tem câmbio automático, e o câmbio é ao lado do volante, nem fica onde normalmente fica a marcha do carro manual, então tudo neste carro tá trocado de lugar!!! )Tudo que sei até hoje é o efeito de condensação como acontece no Br (estou acostumada com o ar que está dentro do carro é quente, e o ar que está fora é frio,embaça pelo choque térmico etc etc etc ) mais meu tico e teco de engenheira nem dava sinais nesta hora....solução mais rápida para sair dali era ligar para o Saulo, ele poderia saber ou perguntar para alguém que soubesse, pois ali na estrada naquele frio ninguém ia parar para me ajudar. Ou então ligar para 911(emergência) , mas já pensou que mico, ligar para a emergência pq eu não conseguia dirigir com gelo no vidro!
Liguei para o Saulo.
Ele atende falando baixinho: -Não posso falar, estou numa reunião! Eu falei: -É urgente! Ele perguntou: -Mas o que está acontecendo? Falei: -Não consigo dirigir, o vidro da frente do carro está com uma camada de gelo! Ele falando baixinho, mais prestando atenção na reunião do que em mim: -Carla, eu estou numa reunião. (Ele devia estar naquelas reuniões cheio de gente em volta, que dá até vergonha por não ter deligado o celular antes). Eu falei: -E eu tô no meio da freeway com o carro parado!!! Pelo amor de Deus me diz o que fazer! Ele: - Ih, eu tb não sei! Eu:-Então pergunta para algum americano aí que mora nesta terra gélida, pq só tem eu aqui com o vidro congelado! Só quero saber qual botão eu aperto!
Finalmente ele achou uma boa alma que passou algumas instruções de como proceder: - Liga o desembaçador, o botão fica assim assim assado, liga o aquecedor direto no vidro, espera o gelo começar a derreter e então aciona o pára-brisa. Ah, e não esquece que não pode ligar a água do pára-brisa hein? (palavrinhas mágica)
Finalmente consegui limpar o vidro e sair com o carro dali e seguir até a loja que eu ia.
Mas que sufoco! Que susto!
Mais tarde o Saulo me ligou e pediu para tomar muito cuidado na volta pois estavam acontecendo vários acidentes pela cidade pois as pistas estavam com gelo.
Ai ai, aventuras de quem nunca morou na neve!!!

2 comentários:

Fernanda disse...

Queridos Carla, Saulo e Beatriz!!
Faz tempo que não entrava no site de vcs. Hoje eu me esbaldei. Matei a saudade velha e deu mais saudade ainda...confuso...Fiquei emocionada de ver a Beatriz tão linda e tão grande!
Por aqui está tudo ótimo! A novidade é que eu estou grávida!!O Vini está gravidíssimo.Estamos radiantes! Mais pra frente mando mais novidades!
Beijos enormes, Fer e Vini

Anônimo disse...

Nossa, amiga, me acabei de rir com esta sua aventura !!! Olha, vou te dar uma outra dica de quem já morou em terras geladas, não sei se você já fez isto... Você tem que colocar um líquido na água do carro para que ela não congele. Senão você vai querer usá-la um dia e vai achar que ela acabou (pois não sai nada), mas na verdade, congelou toda !!! ;)

Bjs e muuuuitas saudades !!! Lili